domingo, 16 de abril de 2017

E o aluno? Como aprende?

Mas como o aluno aprende?  Como se pode garantir a aprendizagem de conteúdos?
A busca de soluções para as questões que estão sempre surgindo num ambiente enriquecido configura a atitude e a conduta de verdadeiros pesquisadores.
São levantadas as dúvidas daquele momento, mas quais são as certezas que ficam?
Em primeiro lugar, trata-se de certezas provisórias porque o processo de construção é um processo continuado e ocorre numa situação de continuidade alternada com a descontinuidade. Uma certeza permanece até que um elemento novo apareça para ser assimilado.
Para que um novo conhecimento possa ser construído, ou para que o conhecimento anterior seja melhorado, expandido, aprofundado, é preciso que um processo de regulação comece a compensar as diferenças, ou as insuficiências do sistema assimilador.  Ora, se o sistema assimilador está perturbado é porque a certeza "balançou".  Houve desequilíbrio.  O processo de regulação se destina a restaurar o equilíbrio, mas não o anterior.
Na verdade, trata-se sempre de novo equilíbrio, pois o conhecimento melhora e aumenta!  E, justamente é novo, porque é um equilíbrio que resultou da assimilação de uma novidade e, portanto, da ampliação do processo de assimilação do sujeito, que se torna mais competente para assimilar outros novos objetos e resolver outros novos problemas.

Buscar a informação em si, não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão.  Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento.  Não há interesse em registrar se o aluno retém ou não uma informação, aplicando um teste ou uma “prova” objetiva, por exemplo; porque isso não mostra se ele desenvolveu um talento ou se construiu um conhecimento que não possuía.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/projeto-de-aprendizagem-o-que-e-como-se-faz/2033

2 comentários:

  1. Olá Grupo Quarteto Fantástico do PEAD! Olá Anderson! Essa postagem está poética. Mas precisamos que trabalhem mais a análise do P.A de 2016/2 com os textos lidos na Interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação. Como se sentiram Anderson vivenciando a experiência de elaborar um Projeto de Aprendizagem? Conseguiram realizar todas as etapas? Vivenciaram realmente Projeto de Aprendizagem ou houve adaptações? Tiveram dificuldades ao realizar a proposta, na visão de vocês, Anderson? Quais foram essas dificuldades? O que mais gostaram Anderson? O que acharam complexo? Alguma etapa pode ser destacada? Podem fazer alguma ligação citando Zaballa para justificar o vivenciado. Bianca tu também tens que pensar sobre isso e ajudar a escrever para nós. Essa postagem precisa ser colaborativa. Giovana e Lidiele peçam para os colegas colocarem o nome de vocês, email com poderes de editar esse blog. Todos precisam pensar na postagem sobre isso (Projeto de Aprendizage, de Ensino e de Ação). Todos também tem que descrever a turma que irão realizar a prática da interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação. Estamos esperando por vocês. Há lembrem tem o Fórum no moodle que precisa ter a síntese do que todos escreverem aqui. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

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