sexta-feira, 14 de abril de 2017

Projeto

O termo projeto é bastante recente em nossa cultura. São associadas a esse termo diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver); esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias, desenvolvimento). Assim, podem ser concebidas a atividade intelectual de elaboração do projeto e as atividades múltiplas de sua realização. (Boutinet 1990)

Usamos como estratégia levantar, preliminarmente com os alunos, suas certezas provisórias e suas dúvidas temporárias. E por que temporárias? Pesquisando, indagando, investigando, muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias. Iniciam-se então as negociações, as trocas que neste processo são constantes, pois a cada ideia, a cada descoberta os caminhos de busca e as ações são reorganizadas, replanejadas.

Há diferentes caminhos que podem levar à construção do projeto, a partir das necessidades do aluno. Inventando e decidindo é que os estudantes/autores vão ativar e sustentar sua motivação. Para tanto, precisamos respeitar e orientar a sua autonomia para:

• Decidir critérios de julgamento sobre relevância em relação a determinado contexto.

• Buscar/localizar/selecionar/recolher informações.


• Definir/escolher/inventar procedimentos para testar a relevância das informações escolhidas em relação aos problemas e às questões formuladas.

• Organizar e comunicar o conhecimento construído.

Um comentário:

  1. Olá Grupo Quarteto Fantástico do PEAD! Olá Bianca. Os textos foram indicados para que possamos diferenciar Projeto de Aprendizagem, Projeto de Ensino ou Projeto em Ação. Podem citar partes do texto e conceituar melhor cada um deles? Giovana, Lidiéle e Anderson! Queremos ver as postagens de vocês. Também precisam ler e discutir no grupo para conceituar com as próprias palavras do grupo e citações pertinentes. Escrevam. Estou por aqui acompanhando vocês. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir