domingo, 2 de julho de 2017

Quadro Referencial sobre o Plano de Ação:
METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa

Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).


·      Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
·      Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
·      Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar.

10 de abril a 20 de abril
·      Nessa primeira etapa foram apresentadas a rotina da escola para os pais, a nova estratégias de ensino que foi desenvolvida para o Berçário 1, seria o primeiro ano que teria planejamento, voltado para atividades motoras ampla e fina, no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, pensando no lado pedagógico.

·      Foi um desafio bem grande, até par eu, como professora, pois a nunca havia trabalhado com bebês.

·      Música com gestos;
·      Ouvir pequenas histórias ( livros e gravuras);
·      Brincar com a língua,( barulhos);
·      Trabalhar com os sentidos: Visão (esconder e encontrar objetos), tato ( textura, peso, temperatura), olfato , audição ( sons produzidos com objetos e o corpo),
·      Fazer ruídos com a boca ( beijo, som do índio, estalar a língua...);
·      Uso do espelho: Ver a si e ao outro;

·      Observar texturas variadas;
·      Brincar com sucata;
·      História com fantoches;
·      Realizar carimbos de mão e pés em cartazes;
·      Entrevista com os pais;
·      Origem do nome

Meta 2 - Dúvidas e Certezas


Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.


·      Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras.

·      Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.



24 de abril ao 14 de maio.

Na meta dois , em continuidade ao trabalho foi inserindo a temática Dia das mães. Como foi gostoso trabalhar essa data com os bebês, as famílias foram participativas, enviaram fotos solicitadas das mães com os bebês, fizeram questionário. Foi solicitado também um objeto da mãe, e os bebês o reconheceram. Nessa fase os bebes já estão mais tranquilo em relação aos trabalhinhos, realizaram os cartão de dia das mães, feito com o carimbo da mão. Os bebês precisam de atividades motoras, sobre os sentidos, e que agucem sua curiosidade.

·      Confecção de um vídeo, para o dia das mães;
·      Momentos Flash: Fotos para a mamãe;
·      Cartaz;
·      Atividades: pintura das mãos e pés.
·      Confecção do presente.
·      Músicas:


Meta 3 – Mapa Conceitual

Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.








15 a18 de maio

Na meta 3 tínhamos trabalhos de exploração e registro do que tínhamos vivenciado até a data no semestre. Os alunos fizeram trabalhinhos brincando. Sempre é possível registrar tudo em fotos. Fotos da rotina, do momento da chegada, lanche, sono, janta, pracinha e playground. Mas essas fotos são de uso pessoal das famílias. Sem autorização de publicação. Ficam em um portfólio.


·  Rodinha de conversa
·      Canções sobre: Minha mãozinha; Meu pezinho; Minha família; Meus amigos;

·      Projeto artista: Pintura livre, pintura com molde vazado, colagem.

·      Brincadeiras com músicas, descobrir o que tem na caixa;

·      Atividades com obstáculos;
·       
·      Brincadeiras com balão;

Meta 4 – Plano de Ação

Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.
Projeto: “Doce começo”
Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança (bebê) poderá conhecer e viver novas experiências.


de 29 de maio a 15 de junho

Na meta 4 foram agrupado todos as atividades realizadas durante esse semestre, e foram citados atividades que os alunos participaram. Foi muito interessante, a quantidade de atividades diversificado que conseguimos realizar nesse semestre com os bebês.
A entrada da criança na escola, principalmente dos bebês de colo, gera muitas inseguranças, angústias, medos, dúvidas. Mas também muitas expectativas, como a interação com outros bebês, com uma rotina, com o seu desenvolvimento. Nessa fase de adaptação é fundamental proporcionar um ambiente acolhedor, afetivo, onde pais e alunos se sintam acolhidos.  Segundo Luciana Wolker da Silva: “a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares possam criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer á construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens.


·      Hora do conto;
·      Músicas:
·      O sapo não lava o pé
·      Pirulito que bate bate, pirulito que já bateu
·      A dona arranha
·      Borboletinha está na cozinha
·      Atirei o pau no gato
·      Atividades com objetos
·      Texturas
·      Atividade com tinta
·      Massinha de modelar
·      Confecção de chocalhos;
·      Trabalhando o som, o tato.
·      Caixa de papelão
·      Balões
·      Decoração da porta
·      Decoração da sala de aula
·      Confecção de bandeirinhas personalizadas pelas crianças
·      Hora do conto
·      Confecção de caipirinhas
·      Uma fogueira com material reciclável
·      Jogo – boca do caipira
·      Atividade com pintura e colagem
·      Músicas de festas juninas
·      Conhecendo novos materiais.
Meta 5 - Relatório

Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.


26 de junho a 2 de julho

As atividades foram desenvolvidas ao longo do semestre, tivemos muitos avanços, a turma de berçário cresceu muito nesses últimos meses, aprenderem a utilizar todo o espaço da sala, a  participar da rodinha, imitando gestos.  O inicio estranhavam a utilização de materiais diferentes, com tinta, algodão, cola, canetinha. Hoje eles já ficam entusiasmado quando vão realiar algum trabalhinho. Alguns já conseguem ficar com a mão aberta na hora de carimbar no papel, tem bebês que estranham algumas cores que são mais fortes, como o vermelho.
O projeto de aprendizagem foi essencial para a turma do berçário, com eles conseguimos avançar com as crianças, criar uma rotina escolar que eles não tinham, um espaço acolhedor e de aprendizagem. Além disso, percebeu-se o grande crescimento dos alunos, a sua atenção, curiosidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário