METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O
DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta 1 - Questões de
Pesquisa
Levantar os temas de
interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um
Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
|
·
Explorar diferentes materiais observando as suas
características, propriedades e possibilidades de manuseio.
·
Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato,
paladar, olfato, visão e audição;
·
Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais,
motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar.
|
10 de abril a 20 de abril
|
·
Nessa primeira etapa foram apresentadas a rotina da escola para
os pais, a nova estratégias de ensino que foi desenvolvida para o Berçário 1,
seria o primeiro ano que teria planejamento, voltado para atividades motoras
ampla e fina, no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, pensando no
lado pedagógico.
·
Foi um desafio bem grande, até par eu, como professora, pois a
nunca havia trabalhado com bebês.
|
·
Música com gestos;
·
Ouvir pequenas histórias ( livros e gravuras);
·
Brincar com a língua,( barulhos);
·
Trabalhar com os sentidos: Visão (esconder e encontrar objetos),
tato ( textura, peso, temperatura), olfato , audição ( sons produzidos
com objetos e o corpo),
·
Fazer ruídos com a boca ( beijo, som do índio, estalar a
língua...);
·
Uso do espelho: Ver a si e ao outro;
·
Observar texturas variadas;
·
Brincar com sucata;
·
História com fantoches;
·
Realizar carimbos de mão e pés em cartazes;
·
Entrevista com os pais;
·
Origem do nome
|
Meta 2 - Dúvidas e
Certezas
Elaborar um Inventário
de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem
validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
|
·
Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de
aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras.
·
Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo
atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
|
24 de abril ao 14 de maio.
|
Na
meta dois , em continuidade ao trabalho foi inserindo a temática Dia das
mães. Como foi gostoso trabalhar essa data com os bebês, as famílias foram
participativas, enviaram fotos solicitadas das mães com os bebês, fizeram
questionário. Foi solicitado também um objeto da mãe, e os bebês o
reconheceram. Nessa fase os bebes já estão mais tranquilo em relação aos
trabalhinhos, realizaram os cartão de dia das mães, feito com o carimbo da
mão. Os bebês precisam de atividades motoras, sobre os sentidos, e que agucem
sua curiosidade.
|
·
Confecção de um vídeo, para o dia das mães;
·
Momentos Flash: Fotos para a mamãe;
·
Cartaz;
·
Atividades: pintura das mãos e pés.
·
Confecção do presente.
·
Músicas:
|
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as
alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA,
ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
|
|
15 a18 de maio
|
Na
meta 3 tínhamos trabalhos de exploração e registro do que tínhamos vivenciado
até a data no semestre. Os alunos fizeram trabalhinhos brincando. Sempre é
possível registrar tudo em fotos. Fotos da rotina, do momento da chegada,
lanche, sono, janta, pracinha e playground. Mas essas fotos são de uso
pessoal das famílias. Sem autorização de publicação. Ficam em um portfólio.
|
·
Rodinha de conversa
·
Canções sobre: Minha mãozinha; Meu pezinho; Minha família; Meus
amigos;
·
Projeto artista: Pintura livre, pintura com molde vazado,
colagem.
·
Brincadeiras com músicas, descobrir o que tem na caixa;
·
Atividades com obstáculos;
·
·
Brincadeiras com balão;
|
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação
retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por
desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um
único documento.
|
Projeto:
“Doce começo”
Favorecer um
ambiente rico em estímulos, onde a criança (bebê) poderá conhecer e viver
novas experiências.
|
de 29 de maio a 15 de junho
|
Na meta 4
foram agrupado todos as atividades realizadas durante esse semestre, e foram
citados atividades que os alunos participaram. Foi muito interessante, a
quantidade de atividades diversificado que conseguimos realizar nesse
semestre com os bebês.
A entrada da
criança na escola, principalmente dos bebês de colo, gera muitas
inseguranças, angústias, medos, dúvidas. Mas também muitas expectativas, como
a interação com outros bebês, com uma rotina, com o seu desenvolvimento.
Nessa fase de adaptação é fundamental proporcionar um ambiente acolhedor,
afetivo, onde pais e alunos se sintam acolhidos. Segundo Luciana Wolker
da Silva: “a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares
possam criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer á
construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas
conquistas e aprendizagens.
|
·
Hora do conto;
·
Músicas:
·
O sapo não lava o pé
·
Pirulito que bate bate, pirulito que já bateu
·
A dona arranha
·
Borboletinha está na cozinha
·
Atirei o pau no gato
·
Atividades com objetos
·
Texturas
·
Atividade com tinta
·
Massinha de modelar
·
Confecção de chocalhos;
·
Trabalhando o som, o tato.
·
Caixa de papelão
·
Balões
·
Decoração da porta
·
Decoração da sala de aula
·
Confecção de bandeirinhas personalizadas pelas crianças
·
Hora do conto
·
Confecção de caipirinhas
·
Uma fogueira com material reciclável
·
Jogo – boca do caipira
·
Atividade com pintura e colagem
·
Músicas de festas juninas
·
Conhecendo novos materiais.
|
Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no
Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA,
usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
|
|
26 de junho a 2 de julho
|
As atividades foram desenvolvidas ao longo do semestre, tivemos
muitos avanços, a turma de berçário cresceu muito nesses últimos meses,
aprenderem a utilizar todo o espaço da sala, a participar da rodinha,
imitando gestos. O inicio estranhavam a utilização de materiais
diferentes, com tinta, algodão, cola, canetinha. Hoje eles já ficam
entusiasmado quando vão realiar algum trabalhinho. Alguns já conseguem ficar
com a mão aberta na hora de carimbar no papel, tem bebês que estranham
algumas cores que são mais fortes, como o vermelho.
O projeto de aprendizagem foi essencial para a turma do berçário,
com eles conseguimos avançar com as crianças, criar uma rotina escolar que
eles não tinham, um espaço acolhedor e de aprendizagem. Além disso, percebeu-se
o grande crescimento dos alunos, a sua atenção, curiosidade.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário